A Anvisa publicou a RESOLUÇÃO-RE Nº 3.198, DE 28 DE SETEMBRO DE 2022, última medida na investigação da contaminação do propilenoglicol em alimentos para pets.
Esta contaminação provocou o envenenamento e a morte de diversos cães, depois de terem ingerido petiscos fabricados pela empresa Bassar Pet Food, que comprou a substância da Tecno Clean Industrial, que adquiriu o produto de uma terceira, a A&D Química.
Desde então a Anvisa está tomando todas as providências quanto a investigação dos lotes contaminados. Atualizando nesta última medida todas as informações quanto ao caso, tais como o número dos lotes implicados, as empresas que adquiriram essa substância contaminada, as novas ações no andamento da investigação, entre outras.
O que é o Propylene glycol ?
Essa substância também conhecido como propilenoglicol, é um composto orgânico, usado como aditivo alimentar autorizado pela Anvisa.
A substância contaminada no propilenoglicol é a monoetilenoglicol chamada também de etilenoglicol, se ingerida pode causar intoxicação e morte.
As funções do Propileno glicol nas indústrias de alimentos são: Umectante, agente clareador, estabilizante e glaceante. Pode ser usado na indústria cosmética, de solventes, bebidas alcoólicas, entre outros.
As empresas podem seguir as orientações dadas por esta resolução no site da Anvisa.
Equipe HR Broker